Digitalização de estacionamentos

Tecnologia da compra do ticket à autorização de entrada

Digitalização de estacionamentos

A digitalização de espaços comerciais físicos é sempre uma boa opção para espaços que, por um lado, precisam potencializar as suas vendas e, por outro, necessitam otimizar esforços no ponto de atendimento. A digitalização de um estacionamento, por exemplo, pode oferecer esse duplo ganho: primeiro, a possibilidade de disponibilizar vendas pelo meio online cria um novo braço comercial aos empreendimentos. Segundo, como os vouchers de estacionamento também são digitalizados, o fluxo de carros no local pode ser facilitado pelo uso de tecnologias auxiliares, como as câmeras de OCR que atualmente utilizamos no estacionamento do Theatro São Pedro.

OCR é a sigla para Optical Character Recognition, sistema de reconhecimento óptico que transforma imagens em dados editáveis e manipuláveis. Essa tecnologia, usada nos sistemas de identificação biométrica do iPhone, por exemplo, é o mesmo que utilizamos para reconhecer placas e agilizar o processo de entrada de carros em estacionamentos digitalizados. No Theatro São Pedro de Porto Alegre, o mesmo processo de digitalização que permitiu a compra de vouchers de estacionamento através do site da instituição também serviu para economizar o tempo dos clientes e o esforço da equipe de apoio do local.

Através de um software integrado e de hardwares identificadores, um usuário pode comprar a sua vaga de estacionamento com meses de antecedência e se dirigir ao teatro sem sequer precisar se identificar no ato de entrada: uma câmera registra a placa do carro, compara com a placa informada meses antes no momento da compra online e libera a passagem do carro em segundos, diminuindo o risco de falha humana, eliminando filas e minimizando o envolvimento dos clientes com burocracias. Além disso, essa entrada é registrada em um banco e o montante dos dados registrados fica disponível para fácil consulta posterior, facilitando a emissão de relatórios e o levantamento de dados para a tomada de decisões estratégicas.