Digitalização de clubes e associações

Automatização que cobre desde a adesão até a distribuição de comunicados aos usuários cadastrados

Digitalização de clubes e associações

O crescimento exponencial de companhias globais como o Google e o Facebook trouxe novos paradigmas ao mercado. Se na era pré-internet os produtos estavam no centro das atenções e os dados eram secundários, registrados em pequeno volume e em raras exceções, na atualidade o protagonismo de empresas que cresceram com base nos dados que conseguiram acumular fez com que todos os negócios - pequenos, grandes ou médios - olhassem com mais cuidado para o seu consumidor e sobre a quantidade de informação que esse consumidor pode fornecer. Diante disso, nosso raciocínio foi o seguinte: se o Facebook conseguiu reunir um conjunto grande de pessoas e, a partir do conhecimento sobre esse conjunto, desenhar um modelo de negócio saudável e rentável, seria importante que associações, clubes sociais, entidades de classe, agremiações esportivas, sindicatos e outros coletivos também tivessem a possibilidade de fazer essa coleta e essa análise sobre a sua base, abandonando a fase pré-internet e incluindo em sua dinâmica os recursos de uma era mais digializada.

Com essa demanda em mente, desenvolvemos uma série de recursos para tornar mais tecnológico e inteligente o funcionamento de associações, elaborando uma ferramenta que cobre da adesão ao controle de associados. Na prática, se divide em três módulos, sendo um deles facultativo. O primeiro módulo é o de adesão: os clubes podem oferecer uma página aos usuários finais onde é possível entender o clube, ler sobre as suas vantagens e iniciar um processo de adesão que é totalmente digital e autônomo; ou seja, um novo membro consegue fazer parte de um grupo e preencher todas as informações necessárias para isso sozinho, sem a ajuda de um outro humano. O segundo módulo é o módulo de controle, onde o administrador pode visualizar dados dos seus inscritos e enviar comunicados a eles através de múltiplos meios através de uma dashboard desenvolvida por especialistas acostumados a tratar grandes quantidades de dados, garantindo a visualização intuitiva dos dados coletados. O terceiro e facultativo módulo é o módulo de pagamento e cobrança: a adesão dos membros pode ocorrer mediante o pagamento de valores, com estes pagamentos e a cobrança de mensalidade sendo também gerida pela ferramenta.

Esses três módulos estão em funcionamento no Anlab, clube de inovação gaúcho ligado à rede StartSe. Atualmente, o clube funciona todo de forma digital: os usuários têm acesso às informações do clube através de uma página de internet, realizam o seu cadastro e registram uma forma de cobrança, sendo debitados mensalmente. O administrador, por sua vez, tem acesso aos dados dos associados e aos pagamentos recebidos sempre em tempo real, e utiliza o mesmo painel de administração para distribuir descontos aos membros, enviar convites para eventos, entender o perfil do associado e calcular o crescimento do clube. O sistema se encarrega de toda a parte burocrática de captação e cobrança, e os administradores se encarregam de interpretar dados e trabalhar para que o clube atenda cada vez mais as necessidades dos membros. O método de cadastro online cria a possibilidade de crescimento exponencial no número de inscritos sem gerar gargalo de atendimento, o método de cobrança automática digital diminui taxas de inadimplência e garante a fácil previsão de lucros do clube e o painel de administração permite que nenhuma informação passe desapercebida, fazendo com que a administração possa ser altamente orientada a dados.